Você está visualizando atualmente Recomendações e Rotina de alta após Cirurgia de Vesícula

Recomendações e Rotina de alta após Cirurgia de Vesícula

A colelitiase, também chamada de pedra na vesícula, é uma das doenças mais frequentes em adultos acima dos 20 anos. A estimativa é que cerca de 15% da população desenvolva essa doença durante a vida, sendo mais comum em mulheres do que em homens.

O diagnóstico é realizado através dos sintomas como dor abdominal do lado direito, náuseas ou vômitos, principalmente após alimentação gordurosa, associado a uma alteração na ultrassonografia de abdome.

O tratamento é a remoção da vesícula por videolaparoscopia (colecistectomia) e o tempo de internação hospitalar varia de 1-2 dias de acordo com o procedimento.

Mas e após a cirurgia, quais são as principais recomendações?

  • Evitar alimentos gordurosos por um período de 2 a 3 semanas – A vesícula serve como um reservatório de bile e quando ingerimos algum tipo de alimento mais gorduroso existe um estímulo para liberação desse conteúdo no interior do intestino a fim de realizar a digestão. Após a sua retirada, o organismo leva em torno de 3 semanas para se adaptar à nova situação e por isso é importante manter uma dieta pobre em gorduras nesse período. Caso contrário, poderá ter desconforto abdominal ou diarreia.
  • Evitar exercícios físicos intensos – Nos primeiros 15 dias após o procedimento de retirada das pedras na vesícula, deve-se evitar exercícios físicos mais intensos como levantar peso, academia, dirigir. Porém, deambular é fundamental para a rápida recuperação, diminuindo o desconforto abdominal e evitando complicações como herniações.
  • Limpeza adequada das feridas operatórias – Outro ponto importante no pós-operatório de pedra na vesícula, é realizar a limpeza adequada dos pontos da cirurgia com água e sabonete e mantê-los secos. Esse tipo de cuidado diminui a chance de infecções de ferida operatória e auxilia na melhor cicatrização.
  • Uso correto de medicamentos – O uso de medicamentos pode não ser obrigatório, porém quando utilizados podem ajudar na recuperação pós-operatória, diminuindo dor, náuseas e a sensação de gases.
  • Retorno com seu cirurgião – Importante retornar com o cirurgião que fez o procedimento para que avalie a cicatrização das feridas operatórias e orientar sobre os próximos dias de pós-operatório.

Seguir as orientações de pós-operatório é fundamental para o sucesso da recuperação no pós-cirúrgico. Portanto, siga as orientações dadas pelo seu médico e boa cirurgia!

Dr. Luiz Guilherme Lisboa

Este post tem 2 comentários

  1. Ellen

    Dr 1 microlitiase 0,2 é caso cirúrgico?

    1. Gastro Serv

      A princípio cálculos menores que 9mm são cirúrgicos. Sendo assim, seu caso provavelmente é cirúrgico. Procure nossa equipe para uma melhor avaliação.

Deixe um comentário